Dica para comprar a primeira flauta transversal

Antes de comprar a minha flauta cheguei a contar aqui sobre a rápida pesquisa que fiz na internet.

Andei lendo fóruns e blogs e não achei nada realmente esclarecedor.

Então vou deixar aqui a minha dica sobre a melhor flauta transversal para iniciantes.

Primeiramente acho que a pessoa teve estar confiante que esse instrumento é algo que vai agradá-la. A flauta é desafiadora, principalmente pela parte da respiração e embocadura, que considero etapas difíceis. No entanto, quase se supera isso , torna-se muito prazeroso tocá-la.

Antes de tudo eu fui à uma escola de música e fui buscar informação com professores de música. Foi uma ótima ideia pois me alertaram sobre o risco de comprar flautas do tipo chinesa. 

Sim, a maioria é feita na China. Você vai dizer que até Yamaha é feita na China e , claro, sei disso. A diferença é sutil e por isso recomendo evitar marcar como Eagle, Pier River e CSR. 

Me explicaram que a flauta tem um sistema de molas muito delicado e , com o passar do tempo, essas flautas chinesas tem esses mecanismos derregulados e , mesmo enviando para assitências técnica, rapidamente eles voltam a desrregular o que dificulta muito o seu estudo e a sua vida. ( vc não vai querer consertar flauta todo mês, não é mesmo?).

As recomendações são para yamaha ( me disseram de um modelo , se não me engano é 221 ou 212 mto aconselhável para iniciante); Gemeinhardt ( eu tenho uma dessas, com banho de prata p2p); Armstrong; Selmer ou buffet Grampon.

A minha flauta foi escolhida na R. Teodoro Sampaio, na loja ébano. O dono da lojaa é uma espécie de luthier , muito atencioso e parece honesto. O preço é negociável conforme a forma de pagamento. Paguei 880,00 na minha gemeinhardt banhada a prata. Ela foi inteirinha ressapatilhada pois já tinha 10 anos de uso, porém está em perfeito estado, sem amassados, inteirinha;

 

Outras recomendações foram de pessoas específicas. Não ganho comissão nem dinheiro para divulgar isso, mas o faço porque sei que essa informação pode ser muito útil para quem está em busca de instrumentos. Não encontrei em nenhum fórum nem nada esses contatos, por isso deixo aqui e espero que ajude a alguém

 

José augusto – trabalha com vende de novo e usados na Rua Paulo Orozimbo

telefone 3208-4826. Esse local fica no bairro da aclimação. Cheguei a ligar lá, mas não visitei o local. Me disseram que era mto honesto e que era de confianaça comprar com ele.

 

Aldo – Rua Carlos Chagas, ano bairro do Paraíso.

telefone 3283-5635 ou 3287-3275. Também recebi boas recomendações, não cheguei a visitar o local.

 

De qualquer forma, nova ou usada, as boas flautas não saem por menos de 800/900 reais. Por isso , recomendo, pesquise a melhor opção para você e , se possível, visite essas lojas com seu professor de música, pois ele poderá testar a flauta e avaliar se está em perfeitas condições.

 

 

Leave a Reply

