Por que os corredores de ônibus de são paulo não funcionam?

Essa é uma das perguntas que você, passageiro, já deve ter feito mentalmente durante as várias horas que você gastou na avenida santo amaro tentando chegar ao terminal bandeira. Ou então na avenida Ibirapuera tentando chegar até Santo Amaro.

O modelo de corredor de ônibus , em princípio, parece uma solução eficiente, na medida que disponibiliza uma faixa para a circulação exclusiva de ônibus.

Temos que, em sp, a faixa é compartilhada com  taxis. Além disso, existem trechos em que o fluxo fica completamente obstruído por uma fileira de ônibus , já que em parte do trecho , não existe pista para ultrapassagem. 

O fato de não existir a possibilidade da ultrapassagem atrasa a viagem dos passageiros, pois o ônibus que vai à frente precisa parar para captar os passageiros e , mesmo que a linha que vc utiliza não precise parar naquele ponto por não haver qualquer passageiro, o seu ônibus fica atras, esperando o da frente se mover. Isso constitui uma vergonha para os paulistanos. Em Curitiba utiliza-se o sistema de BRT, tal como em sp, mas como PAGAMENTO DA PASSAGEM ANTES DO EMBARQUE. Essa é das medidas que pode evitar esse acúmulo de ônibus, atrasando a viagem.

Concomitante ao pagamento antecipado da passagem, é preciso reformular o traçado dos BRTs em Sp. UM BRT com uma única pista jamais funcionaria corretamente quando existem várias linhas e diferentes destinos circulando . OU se tem um trecho expresso, com uma única linha e itinerário OU se tem pistas de ultrapassagem. Para esse segundo caso, é ÒBVIO, que o fluxo de carros será comprometido, pois uma faixa a mais será tomada pelo BRT.

A questão central é que, se esse sistema adquire eficiência e credibilidade, poderíamos nos deslocar através dele, abrindo mão do carro. Seria maravilhoso poder chegar no terminal bandeira rapidamente, numa linha expressa;

 

O BRT em sp, mesmo com todas esssas melhorias, ainda assim seria um possível fiasco. Os veículos que rodam hoje não recebem a devida manutenção e , frequentemente, quebram no meio do trajeto, o que representa um imenso problema para o tráfego. Portanto, seria preciso mais seriedade na fiscalização e manutenção das companhias que fornecem esses veículos.

Melhorias de ergonomia e ventilação também precisam ser trabalhadas nos veículos. Em dias de verão chega a ser sufocante estar dentro do ônibus, que mais parece um forno em 4 rodas. 

Outras melhorias como a dimensão dos pontos de ônibus e a proteção dos passageiros em condições de chuva são urgentes, em curitiba o sistema tubular é eficiente, em são paulo não é possível esperar onibus num dia de chuva com as roupas secas.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s