Ciência sem fronteiras: uma maneira de testar os seus limites

Não há nada mais interessante do que aproveitar a graduação para expandir os seus horizontes fazendo um intercâmbio. Eu, pessoalmente, desde 2009 venho pensando nessa viagem. Corri atrás de oportunidades, juntei dinheiro, fiz contatos, dediquei tempo e me esforcei para obter informações sobre os programas de intercâmbio.

Eles são milhares. Podem ser particulares ou financiados e até mesmo através de bolsas.

É verdade q  o fato de vc estar numa universidade pública influencia na decisão porque você provavelmente terá mais acesso às bolsas do governo. Então, após uma certa pesquisa, descobri o programa do governo federal Ciência sem fronteiras. 

Em princípio ao programa lança um edital com os países de destino. Você deve acompanhar pelo site. http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Os editais são divididos comforme o país de destino. Então é preciso dar início a inscrição , que tem um prazo razoavelmente longo, cerca de 3  meses.

Para preencher a inscrição é preciso colocar dados básico do tipo endereço, passaporte, rg, cpf, nome da universidade, curso, e agendar o TESTE DE PROFICIÊNCIA. ùnica exceção é portugal( motivos óbvios).

Feito isso prepare-se para a correria. Voce fará o teste de proficência e precisará fazer simulados da prova antes. E estudar para garantir a nota; e correr para egar o resultado ; e dpois sofrer com a falta de informação da CAPES; e depois sofrer para anexar tal comprovante na plataforma do site do ciência sem fronteiras.

O site do programa, por conta de um bug e total desprezo do setor de TI, está congestionado e não se pode anexar esse documento, que é super importante. O prazo se esgota dia 10/2 . 

A capes não resolve o problema paesar de ter sido notificado inumeras vezes pelos candidatos. 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s