Teste de proficiência em francês CAPES – Ciência Sem fronteiras

Prova da CAPES francês Prova francês 2 Prova francês 3Hoje estive na aliança Francesa do Centro ( Rua General jardim,182) para fazer o meu teste de proficiência.

O lugar é simples de chegar, no coração do centro de sp, à menos de 5 assaltos do metro República. Saindo pela saída Caetano de Campos, virar à esquerda  e tomar a rua Araujo. A próximo direita já é a Rua da Aliança fr.

Não faça como eu, que optei por chegar pontualmente às 8h30, data prevista p início da prova. Existe um COMPUTADOR NA SALA PARA CRONOMETRAR O TEMPO DE PROVA. Ou seja, se está previsto começar às 8h30, é porque vc deve estar com o lápis na mão e o RG na carteira pronto e preparado para a prova. É pique Fuvest, pessoal! Pá pá pá pá, metralhadora de questões e tempo contadíssimo.

Então cheguem com a tal meia hora de antecedencia que o email da Aliançã recomenda. A responsavél pela prova é a Denise Bonini, o email q ela escreve tem todas as informações e um modelo de prova antiga.

Aproveite essa prova e faça um Simuladão. Cronometre o seu tempo, com exatidão.

A prova é composta pela Compreensão escrita. Um texto grande, geralmente do Le figaro ou do Le Parisien atuais com vocabulário médio; Vc tem 40 minutos para reponder as questões de multipla escolha e fazer a tradução de outro texto, com aproximadamente 5 parágrafos.

terminado isso, logo em seguida, com pausa de 1 ou 2 minutos vem a prova de compreensão oral. São dois áudios, cada um com aproximadamente 3 ou 4 minutos. O áudio nº1 é passado uma vez. ( ATENÇÂO, FIQUE PERTO DAS CAIXINHAS DE SOM, DE PREFERENCIA LONGE DA JANELA OU QQ COISA  Q FAÇA RUIDO!!!!). Um break de 2 minutos pra vc refletir e tentar marcar as respostas corretas ( tbm são de multipla escolha- são 3 respostas, só uma é correta). O áudio nº1 é repetido.

agora o áudio nº2, mesmo procedimento.

são só duas vezes que o áudio toca. NÂO TEM COLHER DE CHÁ. Não entendeu, se fudeu. Recomendo que haja mto treino da escuta. A RFI – Radio France International – disponibiliza audio e transcrições de seus programas. http://www.rfi.fr/  procure no site.

depois de cada audio tem uma série de perguntas. É bem proximo da prova. E voce pode escutar quantas vezes quiser. Esse tipo de audio está na  seção Fait du jour.

Depois disso , uma pausa pro banheiro. Nessa hora vc encontra um monte de gente da Usp nas outras salas, fala oi pros amigos e respira um pouco.

Volta pra sala e segue a prova. Agora com a parte de redação. Um texto grande e seguido de umas 5 questões dissertativas. Numa delas, a de maior valor, vc deve argumentar e escrever bastante. As demais são basicamente retirar do texto as informação e escrever com suas proprias palavras. Essa prova também é corrida. Se prepare, treine bastante antes.

Por fim, vc recebe uma senha para a espera p entrevista. AS entrevistas são individuais e duram uns 10 minutos. Fale  de você, de suas perspectivas e desenvolva de acordo com o que o examinador for pedindo. Essa parte é tranquila. Fale com naturalidade que tudo transcorre  bem, a final, não existe resposta certa para essa etapa: tudo o que disser  está valendo.

Quaisquer duvidas podem deixar nos comentários que tentarei ajudar.

6 thoughts on “Teste de proficiência em francês CAPES – Ciência Sem fronteiras

  1. Oi, to estudando na aliança francesa, fazendo o nível B1.1. Você acha que com esse nível da pra tirar 70 na prova da Capes?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s