Córrego da Traição

Pedalando pela ciclovia do Rio pinheiros , percebi recentemente que bem proxima da região onde moro existe uma usina de energia.

 

Pensei então que a energia que uso aqui em casa viesse de lá. Minha surpresa foi que não é nada disso, a usina CONSOME energia. Isso mesmo, ela utiliza energia para reverter a direção de fluxo do rio pinheiros .

 

Isso me pareceu muito , mas muito estranho. Então , pesquisando um pouco mais, descobri  que esse projeto esta relacionado com inundações que ocorriam na região. Isso já era previsto, já que trata-se de uma região de várzea. Só que a surpresa ainda foi maior quando descobri que existe um córrego que fica sob a Avenida dos Bandeirantes. Essa via , que hoje é a maravilha da zona sul, expressa e o paraíso dos automóveis, ótima  com largas pistas ( só que entupida de carros nos horários de pico) fez morrer o córrego da traição, canalizado na década de 1960. Mais um córrego oculto da cidade. Isso me faz lembrar as pesquisas do prof Vladmir da FAU, que ensina a detectar um córrego oculto. O primeiro  indício é o relevo, que assume a forma de vale exatamente próximo da avenida. A segunda é essa proximidade com o rio pinheiros. Então esse rio era um afluente do pinheiros.

 

Gostaria de imaginar como era o Brooklin sem essa avenida. Como era a zona sul funcionando à base de bonde, que passava um vez por dia , na Estrada do Santo Amaro.

 

Imagen

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s