la fin

c’est novembre. C’est la fin.

 

La fin des cours de français.

 

Comecei a estudar francês há um ano e nunca pensei que fosse tão longe. Fiz matrícula no curso da fflch sem a menor pretenção de passar do nível 1. Logo eu, que sempre tive aversão ao francês decidi estudar um idioma que nunca teve nada a ver comigo.

 

Posso dizer, hoje, que foi um boa escolha. No francês aprendi que o mundo vai mais além do culto ao inglês e que os francófonos são milhões. Fiz amigos nas aulas, me diverti, dei risada. Fiquei sem almoço, mas sempre valeu a pena. Durante essas 3 horas por semana eu absorvo toda a informação que posso, aproveitando cada sílaba que posso escutar.

 

Finalmente, já no nível 3, tenho a chance de entender livros que ficam mofando na biblioteca, ouvir artistas internacionais e entender transmissões de rádio e tv. Melhor ainda é poder interagir com os intercambistas e conhecer um pouco mais da França.

 

O fato é que o intercâmbio já não é mais para a España. Apesar do grande apreço pela língua eu vou me polpar de ir para um país que recusou brasileiros, me fez sofrer uns 6 meses e não me traz boas recordações.

Então , agora, as portas do lançamento do edital 2013, preciso escolher entre bélgica e frança. Vou prestar o B2 e espero a melhor nota. 

A frança é um possibilidade que me atrai pelas grandes variedades de paisagem e ambientes: Paris, Nancy, Nantes, Estrasburgo. Mas a Bélgica, bom, eu penso na bélgica porque sei que é linda. Ainda não conheço quase nada desse país,mas intuo que deve ser ma belezinha. Preciso estudar mais para conhecer a geografia e as universidades que me interessam. Além de tudo , se for para a Bélgica, vou estar perto do Rodolfo ( holanda) e isso seria ótimo. Tenho medo de ir fazer essa viagem sozinha, acho fundamental um amigo nas cercanias.

Leave a Reply

